No dia 19 deste mês de outubro, segunda feira passa, a Gestora do bolsa família, Helicijanny Castro, e dos responsavéis pelas condicionalidades da Saúde e da Educação, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores com as 180 novas famílias contempladas com o beneficio da bolsa família, onde foi feito uma apresentação do programa e das condicionalidades.
MAIS 180 FAMÍLIAS CONTEMPLADAS COM O BOLSA FAMÍLIA EM LUÍS GOMES
Graças a um bom trabalho na atualização e realização de novos cadastros, realizado pela equipe da SEMAS (Secretaria de Assistência Social) de Luís Gomes, que tem a sua frente a secretária Ana Guiomar Fernandes, mais 180 (cento e oitenta) famílias foram beneficiadas pelo PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE LUÍS GOMES. Além dos novos contemplados, famílias que tinham benefícios bloqueados tiveram suas situações regularizadas e voltaram a receber normalmente o recurso.
Na próxima segunda-feira (19/10) acontecerá na Câmara Municipal uma reunião, onde as famílias beneficiadas receberão a orientação necessária sobre as novas condicionalidades impostas pelo Programa, além do procedimento a ser realizado para o recebimento dos benefícios.
CONCLUÍDA TERCEIRA ETAPA DA EXPANSÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Mais de 500 mil novas famílias, em todo Brasil, entraram na folha de pagamento de outubro, conforme cronograma divulgado no primeiro semestre deste ano.
A folha de pagamento do Programa Bolsa Família de outubro incorporou mais de 500 mil novas famílias, concluindo a terceira etapa da expansão do Programa Bolsa Família, iniciada em maio de 2009.
Essas novas concessões priorizam as regiões metropolitanas para combater a pobreza nos grandes centros urbanos, mas a ampliação ocorrerá em todas as regiões. Com a inclusão ocorrida em outubro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cumpre um dos objetivos da ampliação do Programa Bolsa Família: a inclusão das famílias mais vulneráveis que ainda não recebiam a transferência de renda até o início deste ano.
A região Nordeste foi a que teve o maior número de novas famílias inseridas: 297 mil domicílios nordestinos têm direito ao benefício pela primeira vez. Em seguida vem a região Sudeste com 153 mil famílias beneficiadas.
No total, 1,3 milhão de famílias foram incluídas em 2009. Outras 600 mil famílias serão incluídas em 2010.
Como são feitas as estimativas?
As estimativas atuais de atendimento do Programa incorporam um coeficiente de vulnerabilidade de renda que considera de maneira real a instabilidade de renda das famílias mais pobres. Com isto, o público potencialmente beneficiário do Bolsa Família passou de 11,1 milhões para 12,9 milhões de famílias.
A atuação dos municípios foi imprescindível para garantir a inclusão da população mais vulnerável nessas etapas, mas ainda há muito que fazer.
É preciso identificar e cadastrar moradores que vivem em bolsões de pobreza e áreas de difícil acesso. A atualização permanente dos dados cadastrais das famílias também é um instrumento capaz de permitir que o benefício chegue à população mais vulnerável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário