quinta-feira, 29 de outubro de 2009

REUNIÃO BPC NA ESCOLA







A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a coordenação do Programa BPC NA ESCOLA, realizou nesta quinta feira uma importante reunião sobre o referido programa no salão do FORUM de Luís Gomes, onde estiveram presentes os responsáveis legais dos beneficiários do Beneficio de Prestação Continuada – BPC.




O BPC NA ESCOLA é um acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola de pessoas com deficiência beneficiadas com o BPC, com prioridade para a faixa etária de 0 a 18 anos.



O programa visa contribuir para a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, efetivando o seu direito de acesso e condições de participação e aprendizagem na escola tendo como principal diretriz o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, assistência social, saúde e direitos humanos.





O município de Luís Gomes conta com 63 beneficiários com idade de 0 a 18 anos, essas famílias serão visitadas e responderão a um questionário onde serão identificadas as barreiras para o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, com vistas a subsidiar a elaboração de propostas de políticas públicas para a superação destas.

















quinta-feira, 22 de outubro de 2009

180 novas familías inclusas no Programa bolsa família


















No dia 19 deste mês de outubro, segunda feira passa, a Gestora do bolsa família, Helicijanny Castro, e dos responsavéis pelas condicionalidades da Saúde e da Educação, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores com as 180 novas famílias contempladas com o beneficio da bolsa família, onde foi feito uma apresentação do programa e das condicionalidades.


MAIS 180 FAMÍLIAS CONTEMPLADAS COM O BOLSA FAMÍLIA EM LUÍS GOMES



Graças a um bom trabalho na atualização e realização de novos cadastros, realizado pela equipe da SEMAS (Secretaria de Assistência Social) de Luís Gomes, que tem a sua frente a secretária Ana Guiomar Fernandes, mais 180 (cento e oitenta) famílias foram beneficiadas pelo PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE LUÍS GOMES. Além dos novos contemplados, famílias que tinham benefícios bloqueados tiveram suas situações regularizadas e voltaram a receber normalmente o recurso.

Na próxima segunda-feira (19/10) acontecerá na Câmara Municipal uma reunião, onde as famílias beneficiadas receberão a orientação necessária sobre as novas condicionalidades impostas pelo Programa, além do procedimento a ser realizado para o recebimento dos benefícios.

CONCLUÍDA TERCEIRA ETAPA DA EXPANSÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Mais de 500 mil novas famílias, em todo Brasil, entraram na folha de pagamento de outubro, conforme cronograma divulgado no primeiro semestre deste ano.

A folha de pagamento do Programa Bolsa Família de outubro incorporou mais de 500 mil novas famílias, concluindo a terceira etapa da expansão do Programa Bolsa Família, iniciada em maio de 2009.

Essas novas concessões priorizam as regiões metropolitanas para combater a pobreza nos grandes centros urbanos, mas a ampliação ocorrerá em todas as regiões. Com a inclusão ocorrida em outubro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cumpre um dos objetivos da ampliação do Programa Bolsa Família: a inclusão das famílias mais vulneráveis que ainda não recebiam a transferência de renda até o início deste ano.



A região Nordeste foi a que teve o maior número de novas famílias inseridas: 297 mil domicílios nordestinos têm direito ao benefício pela primeira vez. Em seguida vem a região Sudeste com 153 mil famílias beneficiadas.



No total, 1,3 milhão de famílias foram incluídas em 2009. Outras 600 mil famílias serão incluídas em 2010.



Como são feitas as estimativas?

As estimativas atuais de atendimento do Programa incorporam um coeficiente de vulnerabilidade de renda que considera de maneira real a instabilidade de renda das famílias mais pobres. Com isto, o público potencialmente beneficiário do Bolsa Família passou de 11,1 milhões para 12,9 milhões de famílias.



A atuação dos municípios foi imprescindível para garantir a inclusão da população mais vulnerável nessas etapas, mas ainda há muito que fazer.



É preciso identificar e cadastrar moradores que vivem em bolsões de pobreza e áreas de difícil acesso. A atualização permanente dos dados cadastrais das famílias também é um instrumento capaz de permitir que o benefício chegue à população mais vulnerável.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

GRUPO INFANTO-JUVENIL DO CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Luís Gomes/RN, localizado na rua Zéo Fernandes, realizou na última quarta-feira dia 23 de setembro de 2009 a inauguração do Grupo Infanto-juvenil, estiveram presente autoridades, secretariados, pais e alguns integrantes do grupo. O mesmo atenderá crianças e adolescentes com idade entre 2 e 13 anos, que estejam sendo acompanhado pela equipe técnica do CRAS. As atividades serão realizadas três vezes ao mês e os grupos serão divididos por idade. Esse grupo foi formado devido às necessidades diagnosticadas no município. São crianças com certas dificuldades ou vindas de famílias desestruturadas e/ou em situação de vulnerabilidade social. Assim, o projeto do Grupo Infanto-juvenil tem como objetivo identificar e se preciso intervir nas dificuldades, percepção e conseqüências de atos vivenciados pelos participantes. Sendo necessário trabalhar os obstáculos de relacionamentos causados por traumas, identificar e amenizar causas das dificuldades de aprendizagem, assimilar as origens e intervir nas conseqüências dos comportamentos agressivos. Objetivando ainda que através do brincar os participantes possam expressar-se, comunicar-se, buscando a compreensão de si mesmo e dos outros, articular a percepção, a imaginação, a criatividade, a emoção, a sensibilidade e a autoconfiança.

A equipe do CRAS, juntamente com o apoio da Secretária de Assistência Social- Ana Guiomar Fernandes, tem a satisfação de realizar trabalhos como este, que visa prevenir situações de risco, desenvolver potencialidades, aquisições e fortalecer vínculos familiares e comunitários, ou seja, fomentando pela melhoria de vida das famílias luisgomenses.

PRESENÇA DA CGU NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os funcionários, juntamente com a secretária Ana Guiomar, da Secretaria Municipal de Assistência Social trabalhou do dia 28 de setembro ao dia 02 deste mês, intensivamente, junto ao orgão federal Controladoria Geral da União.
Nesta semana, todos trabalharam em conjunto reunindo documentos, fazendo visitas em algumas residências pré-determinadas pela CGU, reuniões.
Após a conclusão deste trabalho, fizemos um balancete e concluimos que foi bem favorável esta visita por parte deles, pois além de fiscalizar, que significa dizer organizar, eles fizeram um trabalho pedagógico de orientar acerca do serviço ora solicitado, que foi o Bolsa Família.
Positiva a fiscalização realizada e que venha outras para que possamos mostrar que o nosso municipio trabalha de acordo com as normas exigidas.