segunda-feira, 19 de março de 2012

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes administração trabalho e compromisso com o povo realizou nestes dias 12 e 13 de Março as comemorações alusivas aos 08 de março – dia Internacional da mulher, com o tema NÃO SOU FRÁGIL, SOU MULHER, a programação que foi planejada pelo CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTENCIA SOCIAL – CREAS, tratou do tema através de palestras cheias de dinâmicas que esclareciam as mudanças na Lei Maria da Penha, a ação também contou com a importante presença das equipes de Estratégia Saúde da Família através do esclarecimento sobre cuidados básicos com a saúde alem de aferição de PA e testes de glicemia. O evento contou com a participação do CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL - CRAS e teve total apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Magda Maria de Souza Nunes que não mediu esforços para que o mesmo obtivesse o êxito que realmente foi.



























 

quinta-feira, 8 de março de 2012

CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL 2012

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Luís Gomes realizou nessa terça feira (06/03) uma importante reunião com os programas CRAS – PROJOVEM, PETI, CREAS e COORDENAÇÃO DO PBF para a construção do PLANO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL 2012, o momento foi marcado por discussões e socialização do que será realizado ao longo do ano, sempre primando por um bom atendimento na oferta dos serviços, informando aos usuários dos seus direitos e deveres, promovendo a inclusão e igualdade de oportunidades.














HOMENAGEM E PROGRAMAÇÃO DA PREFEITURA DE LUÍS GOMES ALUSIVAS AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia Intern Mulher 2012
 
Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Que luta pelos seus ideais,

Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

E neste dia que é dedicado a ti, é com orgulho que parabenizo cada uma de vocês pelas conquistas, luta perseverança, trabalho e principalmente o que vocês representam para a humanidade.
São os votos de todos que fazem a Prefeitura Municipal de Luís Gomes – “Trabalho e Compromisso com o Povo”.
 
Diante dessas homenagens tão merecidas queremos em nome da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde convidar a todas as mulheres luisgomenses a participar das comemorações alusivas aos 08 DE MARÇO – DIA INTERNANCIONAL DA MULHER com a seguinte programação:
 

12/03 (segunda-feira) – CONJUNTO SOL NASCENTE – CAPELA DE SÃO JOSÉ
- 07h teste de glicemia (sendo necessário estar em jejum) e aferição da pressão arterial;
- Café da manhã
- Palestra com a Dra. Maria Auxiliadora Pereira de Oliveira – advogada do CREAS
 
13/03 (terça-feira) – CINE CLUBE TINTIN
- 07h teste de glicemia (sendo necessário estar em jejum) e aferição da pressão arterial;
- Café da manhã
- Palestra com a Dra. Maria Auxiliadora Pereira de Oliveira – advogada do CREAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

CREAS DE LUÍS GOMES ATENTO ÀS MUDANÇAS NA LEI MARIA DA PENHA



O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) é a unidade pública estatal que oferta serviços da proteção especial, especializados e continuados, gratuitamente a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. 

O serviço CREAS está ancorado na Proteção Social Especial que é voltado para cidadãos que estejam enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas. 

As principais atividades do CREAS de Luís Gomes/RN é a realização de visitas domiciliares a esse público de direitos violados; acompanhamento psicossocial; orientação jurídica; dentre outras atividades. 

Profissionais:
Assistente Social – Helicijanny de Castro;
Psicóloga – Caroline Moraes;
Advogada – Maria Auxiliadora;
Técnicas – Laênia Cavalcante e Maria José Alves.

 O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nessa quinta-feira (9/02) que não apenas a vítima de violência doméstica pode registrar ocorrência contra seu agressor. A partir de agora, qualquer pessoa pode comunicar a agressão à polícia. O Ministério Público poderá apresentar denúncia contra o algoz mesmo contra a vontade da mulher. A decisão foi tomada em uma ação direita de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República contra o artigo da Lei Maria da Penha que exigia representação apenas por parte da vítima em casos de lesões leves provocadas por atos de violência doméstica. O placar foi de dez votos a um.  Os ministros citaram o artigo da Constituição Federal que dá ao Estado a tarefa de criar mecanismos para coibir a violência no âmbito das relações familiares. Por isso, a intervenção do poder público nessas relações seria permitida. Segundo o relator, ministro Marco Aurélio, as mulheres desistem das queixas em 90% dos casos de lesões corporais leves. Segundo ele, na maior parte das vezes, isso ocorre porque a mulher acredita na possibilidade de mudança do agressor, mas termina em reincidência da agressão.
“A Lei Maria da Penha retirou da invisibilidade e do silêncio a vítima de hostilidade ocorrida na privacidade do lar e representou movimento legislativo claro no sentido de garantir a mulheres agredidas o acesso efetivo à reparação e à justiça”, afirmou o ministro.